Como chegar|Página inicial|Fale conosco

 

 

Cultura, esporte e lazer em Itaúnas

 

A capoeira é uma dança, um esporte e uma tradição praticada e difundida nos quatro cantos do planeta, e em Itaúnas também é ensinada pelos mestres locais.

Na diversão, na dança no esporte, e também como auto-defesa, a capoeira

sempre esteve presente na cultura popular do Brasil e depois divulgada para o mundo todo

A Capoeira é um esporte que é dança. Uma dança que é luta. Uma luta que é música. Uma música que é ritmo. Um ritmo que vem dos antigos africanos, para se tornar universal. Muito desse fascinante movimento – o mundo da capoeira – É apreciado, admirado e foi discutido no dia 26 a 29 de agosto de 2010, na Vila de Itaúnas.

No Encontro de 2009, a Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afrobrasileiras
(A.C.A.P.O.E.I.R.A.) promoveu o “II Encontro Internacional de Capoeira e Jogos Abertos de Itaúnas”.

O encontro reuniu reconhecidos mestres e professores dessa arte-luta para momentos de confraternização, demonstrações de destreza e habilidade, palestras e debates em torno da política cultural que a orienta.

Mestre Capixaba, fundador de A.C.A.P.O.E.I.R.A. e idealizador do evento, em entrevista concedida à revista Século, edição de outubro de 2001, divulgou uma frase que os anais da história da capoeira registram como resumo da imensa ligação cultural que une Brasil e a África no processo de divulgação e prática da arte da capoeira: “A capoeira foi gestada na África e nasceu no Brasil.”

Oito anos depois, com o mesmo jeito pausado e econômico de se expressar, o Mestre vem  construir mais uma frase-síntese, está resumindo outra ligação histórica e cultural – aquela que une Conceição da Barra, Itaúnas em particular, à capoeira: “Esse nosso evento vai promover o encontro, em perfeita comunhão, de quilombolas, seus filhos e netos, com a arte-luta criada por seus ancestrais”.

O encontro de Itaúnas esteve aberto a outras manifestações culturais e artísticas de raízes idênticas, tais como ticumbi, congo, jongo, folia de reis, maculelê. E, dentro de várias realizações, oficinas de berimbau, rodas na madrugada, puxadas de rede, forró, sambas de roda. Palestras e projeções de vídeos enriqueceram os debates.

O Encontro

A luta dos quilombolas do norte

A ideia do Encontro nasceu do desejo de fortalecer os laços que unem culturalmente a capoeira ao norte do Estado. A presença, na região, de quilombolas e seus descendentes, reapresentando-lhes, em detalhes – com imagens e exibições de vários grupos de praticantes da capoeira – aquilo que lhes é de direito: uma herança cultural de valor imensurável.
O organizado encontro, conseguiu novamente unir apoios e parcerias capazes de enriquecer o acervo cultural de toda uma região, especificamente da Vila de Itaúnas, com consequências práticas para o crescimento do turismo.

Também, entre as metas buscadas para este II Encontro, o objetivo de incentivar as crianças da comunidade, para aproxima-las: a diversão. A capoeira tem essa energia de tocar a sensibilidade humana – domina o corpo e o espírito ao som de seu instrumento musical, o berimbau, e de cada um retira os movimentos que só ela é capaz de tirar, a ginga.
Numa roda de capoeira, não há quem fique parado. Dos mais retraídos e tímidos, no mínimo, ela arranca as palmas compassadas que fazem a marcação do ritmo da sua dança.
A alegria da presença infantil no evento deixou registrada na história de Itaúnas.

Acapoeira assumiu, cinceramente, a responsabilidade de ser culturalmente pedagógica, em suas expressões, pois ensinada, por seus mestres e professores, os mandamentos básicos que também fazem parte dos cuidados reservados pelos praticantes da arte da capoeira que, envolve a boa e adequada alimentação, os cuidados com a higiene e, principalmente, o respeito a valores como dignidade, respeito e determinação.
 
 

 

 CAPOEIRA NA VILA


Tipo de atividade: aula /curso /formação social /vivências e promoção social na capoeira.
Área : Recreação escolar/ Esporte /Atividade sócio-cultural/Qualidade de vida e Saúde
Equipe: 02 coordenadores devidamente graduados, sendo um coordenador específico para as aulas de capoeira regional, e um para a aulas de capoeira angola.
Período de execução do Projeto: O Grupo de capoeira de Itaúnas já funciona com aulas semanais e temos como objetivo para o primeiro semestre do ano de 2008 inserir a capoeira nas escolas.
Local de atuação: Vila de Itaúnas –Conceição da Barra-ES
Público-alvo: crianças/alunos, moradores da vila e interessados.



Ações do Projeto Capoeira na Vila



O Projeto Capoeira na Vila é dividido em 02 programas para garantir o alcance dos objetivos, nas seguintes áreas de atuação:

- Programa capoeira para todos: já em funcionamento, com o espaço em sistema de locação no Centro Cultural de Itaúnas com aulas semanais ( segunda, quarta e sexta) no período da manhã para as crianças e á noite para adolescentes e adultos de ambos os sexos.

- Programa capoeira nas escolas: inicialmente aulas de capoeira inseridas na grade escolar como recreação juntamente com o apoio das escolas de Itaúnas : Ciranda Cirandinha e EMEF, com a viabilização de um espaço-sede para o Grupo Capoeira de Itaúnas a proposta será levar a escola ao grupo, colocados aqui na prática com o seguinte lema” Bom aluno joga capoeira, estude!”
SAÚDE: O acompanhamento da situação de saúde dos alunos de capoeira será realizado em parceria com a Unidade de Saúde local (PSF -Programa de saúde da família).
Os trabalhos serão realizados na Unidade de Saúde, bem como, encaminhamentos e triagem em todos os momentos da prática das atividades esportivas.


 

Grupo Capoeira de Itaúnas


O grupo de capoeira de Itaúnas iniciou seus trabalhos na vila de
Itaúnas em janeiro de 2007 com aulas e rodas de capoeira permitindo a
iniciação do público infantil. O interesse perpetuou fazendo com que
houvesse o desenvolvimento de alguns moradores nos movimentos
corporais e ritualística.
Alguns pontos foram de extrema importância para a futura
implementação e fundação do projeto Capoeira na Vila. O ponto de
partida que justifica o presente projeto é o interesse do grupo capoeira
de Itaúnas em desenvolver a proposta da capoeira arte-luta numa
perspectiva sócio-cultural e a necessidade de mobilização devido ao
estágio de conscientização que se encontram os jovens da vila de Itaúnas
nas diversas áreas cultural, educacional, esportiva, turística e social.
Juntamente com a APMA ( Associação pais mestres e amigos) e
da EMEF (Escola Municipal de ensino fundamental ) Benônio Falcão de
Gouvea o Grupo de capoeira de Itaúnas no primeiro semestre do ano
letivo de 2008 estará atuando na recreação das respectivas escolas
descritas acima, começando com 02 aulas semanais por turma, com 50
minutos de duração.
Representa o objetivo do presente, implementar através dos
programas propostos, ações na vila de Itaúnas, contribuindo para a
formação cultural-participativa, ou seja, a perpetuação do Grupo de
capoeira Itaúnas com tais características, uma linha de ação que valorize
a cultura que outrora fora perseguida pelos senhores de engenho,
capitão-do-mato, o sistema escravocata.
A capoeira passa a ser entendida como fenômeno concreto da
sociedade atual, capaz de reunir pessoas gêneros,
crianças, idades, raças, etnias.
Portanto, o projeto Capoeira na Vila vem contribuir para o
movimento cultural e resgate de nossas raízes.

 

Para mais informações fale com Toninho pelo Tel: (27) 9731 0639

capoeiraitaunas@uol.com.brom.br

 

 
Página destinada a divulgar cultura, esporte e lazer em Itaúnas

Vila de Itaúnas | Pousadas em Itaúnas | Restaurantes em Itaúnas | Bares em Itaúnas | Forró em ItaúnasCamping em Itaúnas | Artesanato em Itaúnas | Fotos de Itaúnas | História de Itaúnas | Passeios em Itaúnas | Casas para Alugar em Itaúnas |

Mapa da Vila Itaúnas .com - Vila de Itaúnas - ES -Brasil

2008®mapadavilaitaunas.com.br