Como chegar|Página inicial|Fale conosco

   

                                                Parque de Itaúnas

                              O Parque Estatual de Itaúnas, é considerado um dos marcos de luta pela preservação ambiental no Espírito Santo, está localizado no litoral norte, nas coordenadas geográficas com latitude 18º 20S E 18º 35S, longitude 39º 45W, com uma área de aproximadamente 3.674,18 hectares, que vão desde a foz do Rio Itaúnas, em Conceição da Barra até a foz do Riacho Doce, no limite com o estado da Bahia. 

  Foi criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em 1991,através do decreto 4967-E e já no ano seguinte a UNESCO o declarou como Patrimônio da Humanidade por fazer parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ganhou este nome porque nele se encontra o rio Itaúnas, um rio cuja bacia hidrográfica drena as águas de oito municípios. Com o objetivo de realizar pesquisas e promover a proteção do que ainda resta de floresta da Mata Atlântica. O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do Espírito Santo.
É freqüente encontrarmos na área profissionais da ciência desenvolvendo atividades científicas relacionadas à preservação, tais como pesquisa, catalogação de espécies animais, acompanhamento do ecossistema botânico, monitoração dos mangues, estudos hidrológicos, etc.

Dos 25 km de orla marítima do Parque, devido à própria preservação, apenas três quilômetros podem ser acessados pelo público em geral, onde são encontrados quiosques e uma infra-estrutura mínima para atender aos visitantes.
É com muita satisfação que venho convidar a todos para participar das comemorações dos 20 anos do Parque Estadual de Itaúnas, que iniciarão no dia 11 (sexta) e irão até o dia 13 (domingo).
Aguardo a presença de todos. Vejam a programação clicando Aqui. +convite

Leia mais...

ARTEBARRA - Associação de Artesãos de Conceição da Barra

Foi criada em 04 de dezembro de 2000 com o objetivo de incentivar os artesões locais e encontrar alternativa para o desenvolvimento sustentável,  divulgando assim a história da comunidade, além das fronteiras estaduais, melhorando a qualidade de vida e o grau de satisfação do artesão, valorizando a arte de forma ecologicamente correta. Conta hoje, com uma loja em Itaúnas, faça uma visita.

É um Santuário Ecológico e nele foi instalado uma
Estação de pesquisas de desova das tartarugas
através do Projeto TAMAR, com a finalidade de
proteger as tartarugas marinhas; nesses 38km de praia
do Parque, desovam quatro a cinco espécies encontradas no Brasil.
 
          Visite o Parque de Itaúnas  /  E-mail -pei@iema.es.gov.br
 
 
Salão de Recepção     ARTEBARRA          
                    Aqui existem evidências de tribos indígenas, pesquisas Arqueológicas foram desenvolvidas
                    no local e encontraram diversos artefatos, que estão expostos no salão da sede.
 
                                                               Conduta Consciente
 
                          Pratique o turismo responsável, respeite a comunidade local.
                          Conheça os Sítios arqueológicos e preserve a história do nosso povo.
                          Não colete Materiais históricos e arqueológicos das ruínas e demais sítios.
                          Respeite os animais e as plantas.
                          Não acampe no Parque.
                          Não pratique esqui-duna (sandboard).
                          Leve seu lixo de volta e deposite-o na lixeira.
                          Não pule da ponte.
                          Evite usar o carro na vila e para ir ao Parque.
                          E a velocidade permitida no Parque é de 20 km/h.
           Adote uma conduta consciente para a sua segurança e preservação deste lugar.
Obrigado pela visita

O Parque  promoveu um curso de culinária

Curso de Culinária Cozinha Brasil, foi realizado na sede do Parque Estadual de Itaúnas.

 

 

1ª. Feira Itaúnas Sustentável
O PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS – PEI e o CONSELHO ESCOLAR ITAÚNAS – CEI, com apoio da SUZANO PAPEL E CELULOSE, promoverão a 1ª. Feira Itaúnas Sustentável - FIS, um evento voltado à integração de comunidades, iniciativas e práticas ambientalmente amigáveis.

A 1ª. FIS contará com exposição de atividades e produtos, palestras, capacitação de jovens e adultos, oficinas e teatro para crianças e mostras culturais. Serão abordados temas com potencial para contribuir com a melhoria da qualidade de vida e a conservação dos recursos naturais na região de Itaúnas, tais como: sistemas agroflorestais, hortas medicinais, enriquecimento de quintais, bioconstruções, produtos orgânicos, agroecoturismo, artesanato, dentre outros.

A 1ª. FIS acontecerá de 02 a 05 de junho de 2011, na quadra de esportes da Vila de Itaúnas, Conceição da Barra. O público alvo abrange as comunidades da região de Itaúnas, estudantes e profissionais do Estado do Espírito Santo, em especial dos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Pedro Canário.

A 1ª FIS foi concebida para se tornar um evento anual, de reconhecido valor sócio-econômico e ambiental, com visibilidade no estado do Espírito Santo e, a partir de sua segunda edição, em 2012, com visibilidade nacional.

  Página sobre o Parque de Itaúnas

                                   Em breve mais informações sobre o Parque Itaúnas

Vila de Itaúnas | Pousadas em Itaúnas | Restaurantes em Itaúnas | Bares em Itaúnas | Forró em Itaúnas | Camping em Itaúnas | Artesanato em Itaúnas | Fotos de Itaúnas | História de Itaúnas | Passeios em Itaúnas | Casas para Alugar em Itaúnas | Cultura em Itaúnas

MapadaVila.com - Itaúnas - ES -Brasil

2008®mapadavilaitaunas.com.br